exames

Exame de Urina

Imprimir Instruções

A urinálise  é uma técnica não invasia de grande importância para avaliar a função renal. Com o auxílio deste exame pode-se diagnosticar diversas patologias, monitorar o progresso destas doenças no organismo, acompanhar a eficácia do tratamento e ainda constatar a cura.

COMO É REALIZADO

Existem vários métodos laboratoriais de preparação do material e análise das amostras, sendo necessário o emprego de diversas metodologias na investigação.

As três análises de urina mais comuns são:

  • URINA TIPO 1 ou EAS (elementos anormais do sedimento);
  • URINA DE 24 HORAS
  • UROCULTURA ou CULTURA DE URINA COM ANTIBIOGRAMA

TEMPO DE DURAÇÃO

Não há necessidade espera. O paciente está dispensado logo após a entrega do material coletado ao técnico do laboratório.

Preparo

Não há necessidade de preparo para a coleta. Deve-se, no entanto, observar as instruções fornecidas pelo laboratório para garantir que o material seja coletado adequadamente.

Observações

URINA TIPO 1 ou EAS: A urina deve ser coletada no laboratório para entrega imediata. Um frasco será fornecido ao paciente no momento da coleta.

URINA DE 24 HORAS: A urina será coletada ao longo de 24 horas, como o próprio nome diz, e deve ser armazenada em recipiente próprio, fornecido previamente pelo laboratório.

A UROCULTURA ou CULTURA DE URINA: A urina deve ser coleta no laboratório. Um frasco e um kit de higienização serão fornecidos ao paciente.