exames

Endoscopia Digestiva Alta - Exame pela manhã

Imprimir Instruções

É um exame que permite estudar o esôfago, estômago e duodeno por meio de um tubo flexível que contém uma lente, luzes e um canal onde o médico poderá trabalhar para coletar material ou realizar algum tratamento.

COMO É REALIZADO

Você deitará sob o lado esquerdo. Um protetor plástico será colocado entre seus dentes para manter sua boca aberta durante o exame. Um tubo flexível, fino e pequeno, será passado através de sua boca e por meio dele, o médico conseguirá enxergar anormalidades que possam estar presentes. Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsia) podem ser coletadas para análise de laboratório. Não causa dor. Alguns tratamentos como ligadura de varizes esofágicas, estancamento de sangramento, remoção de objetos engolidos, retirada de pólipos ou dilatação de esôfago também podem ser realizados por endoscopia.

Será aplicado um anestésico local no fundo da garganta, em spray, que permitirá a passagem do aparelho sem provocar dor ou náuseas. Antes do exame, será aplicada medicação na veia, que provocará sonolência e relaxamento. Esta medicação pode continuar a provocar sono e esquecimento algumas horas após o exame.

TEMPO DE DURAÇÃO

É um exame rápido, dura em média 15 minutos.

Preparo

- Não coma ou beba nada 8 horas antes do exame. Para exames marcados no período da manhã (entre 7:00 e 12:00 horas jejum a partir das 22:00 horas do dia anterior). - Comparecer ao Hospital às 7:00 h.

 

- Não coma ou beba nada 8 horas antes do exame. Para exames marcados no período da tarde (entre 13:00 e 18:00 horas jejum a partir das 6:00 horas do dia do exame – tome café-da-manhã até 6:00 e permaneça em jejum a partir de então). - Comparecer ao Hospital às 12:00 h.

Observações

 

- Tomar medicações de uso diário normalmente.

 

- Paciente com hipertensão arterial em tratamento deve tomar a medicação às 5 horas da manhã com meio copo de água.

 

- Se fizer uso de hipoglicemiante (remédio para diabetes), não deverá tomá-lo no dia do exame.

 

- Paciente em uso de antiagregante plaquetário (clopidogrel, AAS) e dicumarínicos (marevan) deverão procurar seu médico assistente para suspendê-los 8 dias antes do exame.

 

ORIENTAÇÕES APÓS O EXAME

 

- Não deverá dirigir após o exame ou realizar tarefas que necessitem de atenção, pois seus reflexos estarão diminuídos.

 

- Não ingerir bebidas alcoólicas por 24 horas.

 

- Vir acompanhado por um adulto (OBRIGATÓRIO).