exames

Cápsula Endoscópica

Imprimir Instruções

O exame de cápsula endoscópica (CE) para intestino delgado tem por finalidade avaliar o interior do intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo) que não é visualizado em sua totalidade por métodos endoscópicos habituais (endoscopia digestiva alta e colonoscopia). É um procedimento não invasivo, seguro, efetivo e indolor que consiste na ingestão de uma cápsula estéril, de uso único e descartável, que percorre todo o sistema digestório e é eliminada pelas fezes. Esta cápsula tem uma câmera que captura imagens e as transmite por sistema sem fios para um gravador (dispositivo de armazenagem de dados) que o paciente carrega preso à cintura durante aproximadamente 8 horas. Ao final do exame o paciente retorna ao hospital para que o gravador seja retirado e as imagens analisadas.

COMO É REALIZADO

O paciente ingere a cápsula endoscópica (CE) com 250 ml de água aproximadamente e será monitorizado com eletrodos ou com um cinturão onde será preso o gravador de dados. Após a eliminação da cápsula pelas fezes ou 8-10 horas a partir da instalação do equipamento, o paciente retorna ao hospital para retirar o gravador. As imagens são descarregas num sistema apropriado e analisadas pelo médico para a confecção do laudo.

TEMPO DE DURAÇÃO

Cerca de 10 minutos, para ingestão da cápsula e instalação do equipamento e retornar à unidade após 8 horas da instalação do equipamento para a retirada e leitura do mesmo.

Preparo

Cinco dias antes do exame, suspender o uso de qualquer medicação à base de sulfato ferroso e vitaminas com ferro ou derivados. Deve-se também evitar o consumo de alimentos como castanhas, sementes de frutas (uvas e goiaba, por exemplo), pipoca, milho e farelos.

VÉSPERA DO EXAME:

1. Almoçar normalmente e iniciar dieta líquida após o almoço - Proibido: produtos lácteos, suco de frutas com sementes, bebidas gaseificadas como refrigerantes/água com gás, líquidos escuros.

Obs: caso paciente diabético ou em uso de medicações que diminuem o trânsito intestinal como Saxenda® (Liraglutida) por exemplo, iniciar a dieta líquida já no almoço.

2. Jejum de 8 horas (alimentos sólidos) antes de efetuar o exame. Somente é permitido ingerir líquidos transparentes como água e isotônico claro até 3 horas antes do exame.

3.  Às 18h00min ingerir 02 comprimidos de  Dulcolax®.

4. Às 20h00min ingerir 02 frascos de 120ml de LACTULONA (Farlac®) diluídos em 500ml de suco de limão gelado e coado junto com 80 gostas de Luftal (dimeticona). Beber a solução em até 1 hora. Caso apresente náuseas ou vômitos pode ser usado antiemético habitual (como Plasil® e Vonau®). O paciente terá alguns episódios de diarreia e/ou cólicas.

NO DIA DA INGESTÃO DA CÁPSULA:

  • Não tome nenhuma medicação de rotina 3 horas antes de efetuar o exame. Se for preciso tome as mediações antes deste período ou 2h após a ingestão.
  • Não use nenhuma mediação leitosa com leite de magnésia, hidróxido de alumínio ou sucralfato. 
  • Vista roupas confortáveis.
  • Chegue no horário marcado.

OBS: Na véspera e no dia do exame, não utilizar cremes, pomadas ou substâncias oleosas sobre a pele do abdome para não dificultar a aderência dos adesivos colocados nesse local para a realização do exame.

APÓS INGESTÃO DA CÁPSULA

  • A partir de 2h após a ingestão da cápsula, é preciso tomar cerca de 500 ml de líquidos, mas somente líquidos claros (água, sucos e refrigerantes transparentes). Não tomar produtos lácteos.
  • Após 4 horas da ingestão da cápsula é permitida uma refeição leve (arroz, purê de batata, macarrão, carnes magras, pães ou bolachas, por exemplo) que pode ser repetida até a retirada do aparelho caso necessária.
  • Após a retirada do aparelho a dieta será normal.
  • Certifique-se de que a correia do sensor está bem apertada na cintura. Não fixe nada à correia e nem molhe o equipamento.
  • Com alguma frequência verifique a luz azul intermitente do gravador de dados a cada 15 minutos para se certificar de que pisca duas vezes por segundo. Se parar de piscar ou mudar de cor, marque a hora e contate o seu médico.
  • Depois de ingerir a cápsula até sua eliminação evite campos eletromagnéticos fortes, como dispositivos de ressonância magnética ou radioamadores.
  • Não desligue o equipamento nem remova completamente o gravador de dados em momento algum durante o procedimento.
  • Manuseie cuidadosamente o gravador de dados. Evite movimentos bruscos e choques com o gravador de dados.
  • Regresse ao consultório/clínica na hora marcada para remoção do equipamento ou antes caso você visualize a eliminação da cápsula e o consultório/clínica estiverem funcionando.

OBS: É necessário trazer resultados de exames de imagem anteriores (tomografia, ressonância, raios-x, ultrassonografia) para auxiliar no diagnóstico. 

 IMPORTANTE:

  • Verificar a saída da cápsula nas primeiras evacuações.
  • Se não tiver a certeza de que a cápsula saiu do seu organismo e se tiver náuseas, dores abdominais ou vômitos não explicáveis, contate o seu médico para ser examinado.

Submeter-se a um exame de ressonância magnética enquanto a cápsula se encontra no seu organismo pode provocar lesões no trato intestinal ou na cavidade abdominal. Se não tiver a certeza de que a cápsula saiu do seu organismo, contate o seu médico para ser examinado e realizar eventualmente uma radiografia abdominal antes de efetuar um exame de ressonância magnética.

Observações

A Ingestão de remédios diários não precisa ser interrompida, no entanto deverá ser feita pelo menos 2 horas antes do horário agendado para o inicio do exame ou 2 horas após a ingestão da Cápsula.
Necessário trazer resultados de exames de imagem anteriores (tomografia, ressonância, raios-x, ultrassonografia).